Piso Tátil ou Podotátil
Entende-se como Piso Tátil a forma pela qual uma informação é sentida pelos seres humanos através da sensação tátil da planta dos pés. As pessoas cegas ou de baixa-visão têm as sensações táteis aguçadas e através dos pés sentem diferentes relevos no solo. Daí a eventual referência a Podotátil. Ao formatarmos e padronizarmos estes relevos cria-se uma linguagem tátil que pode ser decodificada e entendida, gerando orientações em especial à mobilidade. A linguagem usualmente aceita é uma linguagem binária que combina elementos táteis de pontos e traços. Dizemos, portanto, que existem dois modelos de pisos : Pisos Direcionais e Pisos de Alerta, que como próprio nome demonstra, orientam o leitor.
Os Pisos Táteis são empregados em espaços públicos, para que deficientes visuais possam se locomover com segurança. Podem ser fabricados em diversos materiais para uso interno e externo, e basicamente indicam: mudança de direção, derivação, obstáculo, cruzamento, bloqueio, e alerta.
Piso Tátil Direcional
O Piso Tátil Direcional é formado por barras paralelas, e orienta o deslocamento de pessoas com deficiência visual ou baixa-visão.
Piso Tátil de Alerta
O Piso Tátil de Alerta é formado por pequenos troncos de cones, e serve como alerta para mudanças de direção, desníveis e na proteção de obstáculos ou barreiras arquitetônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário